terça-feira, 16 de setembro de 2014

Falando sobre seriação e classificação...

    Trabalhar seriação e classificação de objetos e coisas é de fundamental importância para o crescimento amplo da criança.
    
  

Classificar é o ato de separar em categorias de acordo com as semelhanças e diferenças existentes. Assim o estudante terá um elemento a mais para poder entender as classificações sociais manifestadas em nossa sociedade e não se deixar levar pelos discursos que querem legalizar essas classificações (GENTILI, 2005). 

Ao classificar, criamos uma classe, formada por alguma semelhança que escolhemos, é construir categorias. Ao classificar, criamos uma classe, formada por elementos com algum atributo comum a todos eles. E esse atributo comum gera um nome para aquele grupo. Os atributos que classificam são absolutos. As classes podem ser compostas por objetos, alimentos, pessoas, animais, etc. 
O principal requisito da classificação não é que a mesma não se ensina, estimula-se.   

Já a seriação é um conceito que vem após o trabalho de classificação, seriar é ordenar, organizar pelas diferenças, de forma ascendente ou descendente. Os atributos que geram seriação são atributos relativos. Posso seriar objetos por tamanho, peso, largura, comprimento etc.
A seriação é uma ação que devemos no dia a adia. Na escola podemos propor e estimular a seriação não como um conteúdo a ser ensinado, mas como uma habilidade a ser desenvolvida. Tal como a classificação, a seriação é estruturada de forma progressiva. 


Proposta de atividade sobre classificação e seriação.

Material: Tampas de tamanhos, cores e formatos diferentes
Atividade de classificação: solicitar aos alunos que agrupem os objetos de acordo com os atributos: tamanho, cor e formato.
Atividade de sequenciação: pedir aos alunos que coloquem as tampas em filas de acordo com o tamanho.
Brincando com as tampas: construir uma cidade com todas as tampas, uma a outra só com as tampas grandes, outra só com as tampas brancas e outra com as tampas pequenas perto do rio e seguindo com as médias e as grandes mais ao fundo.  



















Ramos, Luzia Faraco
conversas sobre números, açoes e operações: uma proposta criativa para o ensino da matemática nos primeiros anos/ Luzia Faraco Ramos.- São Paulo: Ática, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário