A Matemática na educação infantil é um assunto importante e envolve grande empenho do professor, pois obtêm a
tarefa principal que é a despertar o interesse dos alunos em relação a matemática. O conteúdo começa a surgir na vida da criança através dos números portanto este é o primeiro
contato que a criança da educação infantil possui com a matéria.
A criança começa a ter
acesso à Matemática por meio de números, muitas vezes começa contando os
dedinhos ao mostrar quanto anos tem e até mesmo contando a quantidade de
brinquedos que possui. Neste processo de construção o professor de educação
infantil precisa estar atento as diversificadas estratégias que levam o
conhecimento do número para as crianças por meio de músicas, brincadeiras e
dinâmicas utilizando o lúdico como principal estratégia .
Segundo Piaget: “O número é a relação criada mentalmente por cada indivíduo”. (KAMII, 1990, p.15).
Segundo Piaget: “O número é a relação criada mentalmente por cada indivíduo”. (KAMII, 1990, p.15).
Jean Piaget considera esta construção de números
associada com relações que a criança faz através de objetos que compõem o meio
que a cerca e a partir das
representações mentais que ela toma para ela em relação aos objetos já vistos
associando com outras situações.
Nesta perspectiva o professor tem a possibilidade de
inserir assuntos relacionados aos números em meio a rotina como, por exemplo, em meio a uma contação de história, o educador
pode realizar pequenas pausas na
história para contar junto com as crianças a quantidade de personagem como
animais presentes ali na pagina do livro. Em meio a situações como esta o alunos passam a ter a
noção de sequência de números como: 1,2,3,4 acompanhando junto com o educador.
Realizar atividades matemáticas em ambientes
diferentes fora da sala de aula também é algo que envolve os alunos, seja
contando o numero de balanços no parque, o número de frutas no lanche ou até
mesmo elaborar um piquenique no qual o professor possa trazer diferentes tipos
de alimentos e propor a contagem dos mesmos, em seguida representar o
número obtido em uma folha de papel ou em números feitos de EVA para que a
criança aos poucos vá associando o imaginário com o concreto.
A música considerada uma fonte rica na educação
infantil de conhecimentos e despertadora de novas aquisições no desenvolvimento
da criança, no campo matemático quando
bem trabalhado pelo educador traz grandes resultados no que se diz respeito a construção
de conceito de numero; por exemplos músicas que falam de números como a música:
“10 Indiozinhos” além de ser atrativo para a criança pode ser usada com uma
intenção pedagógica,o professor pode trazer desenhos dos índios ou bonecos de
dedos feito de EVA e durante a música o educador pode ir contando junto com os
alunos; desta forma permitindo que a criança possa ter a noção completa do que
esta sendo falado na música também.
Existem varias formas de o professor atuar no campo
construtivo do conceito de números. O envolvimento dos alunos é fundamental e
neste processo o lúdico entra como forma transformadora e significativa que
quando bem trabalhados em sala de aula encaminha o aluno rumo a novos
conhecimentos matemáticos.
http://matematicacertaeaqui.blogspot.com.br/2012/11/a-intervencao-do-professor-na.html
O vídeo acima está relacionado com a matemática na educação infantil. A professora usa o lúdico como uma estratégia para despertar o interesse das crianças, e trazer conceitos importantes aos "pequenos" que serão ultizados no contexto social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário