segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Começando pela educação infantil...

    A Matemática na educação infantil  é um assunto importante e envolve grande empenho do professor, pois obtêm a tarefa principal que é a despertar o interesse dos alunos em relação a matemática. O conteúdo começa a surgir na vida da criança através dos números portanto este é o primeiro contato que a criança da educação infantil possui com a matéria.
   A criança começa a ter acesso à Matemática por meio de números, muitas vezes começa contando os dedinhos ao mostrar quanto anos tem e até mesmo contando a quantidade de brinquedos que possui. Neste processo de construção o professor de educação infantil precisa estar atento as diversificadas estratégias que levam o conhecimento do número para as crianças por meio de músicas, brincadeiras e dinâmicas utilizando o lúdico como principal estratégia .

Segundo Piaget: “O número é a relação criada mentalmente por cada indivíduo”. (KAMII, 1990, p.15).

   Jean Piaget considera esta construção de números associada com relações que a criança faz através de objetos que compõem o meio que a cerca e a partir  das representações mentais que ela toma para ela em relação aos objetos já vistos associando com outras situações.
  Nesta perspectiva o professor tem a possibilidade de inserir assuntos relacionados aos números em meio a rotina como, por exemplo,  em meio a uma contação de história, o educador pode  realizar pequenas pausas na história para contar junto com as crianças a quantidade de personagem como animais presentes ali na pagina do livro. Em meio a  situações como esta o alunos passam a ter a noção de sequência de números como: 1,2,3,4 acompanhando junto com o educador.
   Realizar atividades matemáticas em ambientes diferentes fora da sala de aula também é algo que envolve os alunos, seja contando o numero de balanços no parque, o número de frutas no lanche ou até mesmo elaborar um piquenique no qual o professor possa trazer diferentes tipos de alimentos e propor a contagem dos mesmos, em seguida representar o número obtido em uma folha de papel ou em números feitos de EVA para que a criança aos poucos vá associando o imaginário com o concreto. 
   A música considerada uma fonte rica na educação infantil de conhecimentos e despertadora de novas aquisições no desenvolvimento da criança, no campo matemático  quando bem trabalhado pelo educador traz grandes resultados no que se diz respeito a construção de conceito de numero; por exemplos músicas que falam de números como a música: “10 Indiozinhos” além de ser atrativo para a criança pode ser usada com uma intenção pedagógica,o professor pode trazer desenhos dos índios ou bonecos de dedos feito de EVA e durante a música o educador pode ir contando junto com os alunos; desta forma permitindo que a criança possa ter a noção completa do que esta sendo falado na música também.
   Existem varias formas de o professor atuar no campo construtivo do conceito de números. O envolvimento dos alunos é fundamental e neste processo o lúdico entra como forma transformadora e significativa que quando bem trabalhados em sala de aula encaminha o aluno rumo a novos conhecimentos matemáticos.
http://matematicacertaeaqui.blogspot.com.br/2012/11/a-intervencao-do-professor-na.html



O vídeo acima está relacionado com a matemática na educação  infantil. A professora usa o lúdico como uma estratégia para despertar o interesse das crianças, e trazer conceitos importantes aos "pequenos" que serão ultizados no contexto social. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário