Atividade para crianças de 2º Série- Séries iniciais
Sistema monetário.
“O que você
pode comprar com o seu dinheiro?”
Esta pergunta é umas das perguntas que o professor pode utilizar para motivar os
alunos para uma aula de matemática sobre Sistema Monetário – Escambo –
Situações – Problema (envolvendo as operações de adição e subtração) – e
Educação Financeira.
A pergunta
se estende ao uso do dinheiro pelos pais: pagamento das contas (alimentação,
vestuários, água, luz, telefone, prestações, lazer…)
Registrando as respostas dos alunos, a professora pode acrescentar que o lazer,
também depende das condições financeiras da pessoa, da família, e que tudo pode
ser adquirido quando se faz uso correto do dinheiro sem gastos desnecessário.
Com a finalidade de conhecer o cotidiano da vida familiar dos alunos e
desenvolver atividades significativas, a professora orienta os alunos a fazerem
uma entrevista com os pais sobre os ganhos e as despesas realizadas. Através
das respostas pode ser traçado um perfil das condições sócio-econômicas das
famílias. Os alunos podem pesquisar também os produtos, através de
embalagens, usados em casa, na alimentação, limpeza, higiene…(ilustrações).
Desta maneira, a aprendizagem despertada nos alunos se torna ativa e
significativa vinculando o que acontece na escola com a vida cotidiana dos
alunos.
Objetivos da atividade :
·
Facilitar a vivência dos alunos de situações envolvendo o Sistema
Monetário,
identificando o real como unidade padrão, bem como suas cédulas e moedas.
identificando o real como unidade padrão, bem como suas cédulas e moedas.
·
Possibilitar o desenvolvimento de um olhar crítico sobre os
diferentes produtos
e serviços ofertados no mercado, refletindo sobre o consumismo desnecessário em
confronto com as necessidades básicas reais.
e serviços ofertados no mercado, refletindo sobre o consumismo desnecessário em
confronto com as necessidades básicas reais.
·
Apontar a necessidade de planejar e priorizar gastos, a fim de
racionalizar o
consumo, desenvolvendo conceitos como orçamento familiar, pesquisa de preços
e poupança.
consumo, desenvolvendo conceitos como orçamento familiar, pesquisa de preços
e poupança.
·
Função das instituições bancárias.
·
Disponibilizar oportunidades para a construção de noções
matemáticas a partir
de diferentes fontes de informação, como panfletos de supermercado, anúncios na TV…
de diferentes fontes de informação, como panfletos de supermercado, anúncios na TV…
·
Estimular o raciocínio lógico-matemático pela resolução de
situações problema
envolvendo as operações de adição e subtração.
envolvendo as operações de adição e subtração.
Os alunos,de embalagens de produtos encontrados em casa, montaram um mini
mercado – “Mercado do Povo”-
para fazerem simulação de compra. Com toda a estrutura: prateleiras com as
embalagens, o Caixa, o Segurança.
A ideia do Banco surgiu quando alguns de esqueceram em
casa as notas e moedas (reprodução do dinheiro- cédulas e moedas sem
valor), com fins de empréstimo.
Os mecanismos da oferta e da procura, como surgiu o salário, como funcionam os
bancos, foram pontos importantes para esta atividade.
Sobre
escambo:
Os povos primitivos faziam seu comércio na forma de escambo, e ainda hoje,
entre os índios e alguns grupos africanos, esse sistema é usado. No Brasil. As
trocas entre os índios do litoral os índios davam o pau-brasil aos portugueses,
franceses e espanhóis em troca de mercadorias como facas, machados e
quinquilharias (espelhos, colares, pentes e miçangas).
Após as atividades no “Mercado do Povo”, as compras que os alunos realizaram
foram contadas para a professora que selecionou algumas e todos registraram no
caderno, realizando as operações de adição e subtração.
O dever de casa; atividades contidas no livro didático.
“ Foi uma atividade muito divertida para os alunos”, relata a professora Dirce,… “ em que não perceberam que era
uma aula, sendo o importante o conhecimento e descobertas que fizeram, e
estão sempre pedindo para “brincar” novamente de mercadinho. Com o
projeto Escambo da escola, vai haver uma continuidade nos avanços
dos conteúdos de matemática e educação financeira”.
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