quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Planos de aula- Situações Matemática: Brincando de supermercado

Atividade para crianças de 2º Série- Séries iniciais

Sistema monetário.


“O que você pode comprar com o seu dinheiro?”
     Esta pergunta é umas das perguntas que o professor pode utilizar para motivar os alunos  para uma aula de matemática sobre Sistema Monetário – Escambo – Situações – Problema (envolvendo as operações de adição e subtração) – e Educação Financeira.
A pergunta se estende ao uso do dinheiro pelos pais: pagamento das contas (alimentação, vestuários, água, luz, telefone, prestações, lazer…)
    Registrando as respostas dos alunos, a professora pode acrescentar que o lazer, também depende das condições financeiras da pessoa, da família, e que tudo pode ser adquirido quando se faz uso correto do dinheiro sem gastos desnecessário.
    Com a finalidade de conhecer o cotidiano da vida familiar dos alunos e desenvolver atividades significativas, a professora orienta os alunos a fazerem uma entrevista com os pais sobre os ganhos e as despesas realizadas. Através das respostas pode ser traçado um perfil das condições sócio-econômicas das famílias.  Os alunos podem pesquisar também os produtos, através de embalagens, usados em casa, na alimentação, limpeza, higiene…(ilustrações).
   

     Desta maneira, a aprendizagem despertada nos alunos se torna ativa e significativa vinculando o que acontece na escola com a vida cotidiana dos alunos.

Objetivos da  atividade :
·                     Facilitar a vivência dos alunos de situações envolvendo o Sistema Monetário, 
identificando o real como unidade padrão, bem como suas cédulas e moedas.
·                     Possibilitar o desenvolvimento de um olhar crítico sobre os diferentes produtos 
e serviços ofertados no mercado, refletindo sobre o consumismo desnecessário em 
confronto com as necessidades básicas reais.
·                     Apontar a necessidade de planejar e priorizar gastos, a fim de racionalizar o 
consumo, desenvolvendo conceitos como orçamento familiar, pesquisa de preços 
e poupança.
·                     Função das instituições bancárias.
·                     Disponibilizar oportunidades para a construção de noções matemáticas a partir 
de diferentes fontes de informação, como panfletos de supermercado, anúncios na TV…
·                     Estimular o raciocínio lógico-matemático pela resolução de situações problema
envolvendo as operações de adição e subtração.
      
    O dinheiro como valor de troca de bens, serviços e produtos foi conhecido através das notas e cédulas que constituem a moeda brasileira ( o Real)  destacadas do livro didático.Cada criança passou a possuir uma quantidade determinada pela professora, que seria usada no mini mercado que foi estruturado pela turma. Antes das atividades práticas a professora contou como acontecia, antigamente, a troca, o escambo e a história do surgimento do dinheiro.



      Os alunos,de embalagens de produtos encontrados em casa, montaram  um mini mercado – “Mercado do Povo”-  para fazerem simulação de compra. Com toda a estrutura: prateleiras com as embalagens, o Caixa,  o Segurança. A ideia do Banco surgiu quando alguns de esqueceram em casa as notas e moedas (reprodução do dinheiro- cédulas e  moedas sem valor), com   fins de empréstimo. 
     Os mecanismos da oferta e da procura, como surgiu o salário, como funcionam os bancos, foram pontos importantes para esta atividade.




Sobre escambo:
       Os povos primitivos faziam seu comércio na forma de escambo, e ainda hoje, entre os índios e alguns grupos africanos, esse sistema é usado. No Brasil. As trocas entre os índios do litoral os índios davam o pau-brasil aos portugueses, franceses e espanhóis em troca de mercadorias como facas, machados e quinquilharias (espelhos, colares, pentes e miçangas).
    Após as atividades no “Mercado do Povo”, as compras que os alunos realizaram foram contadas para a professora que selecionou algumas e todos registraram no caderno, realizando as operações de adição e subtração.
   O dever de casa; atividades contidas no livro didático.
   “ Foi  uma atividade muito divertida para os alunos”, relata a professora Dirce,…  “ em que não perceberam que era uma aula, sendo o importante o conhecimento e descobertas que fizeram, e estão  sempre pedindo para “brincar” novamente de mercadinho. Com o projeto Escambo da escola,  vai haver uma continuidade nos  avanços dos conteúdos de matemática e educação financeira”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário