Situações-Problemas 1º e
2º Anos –
Séries
iniciais
As situações-problemas, nas séries iniciais – 1º e
2º anos – devem anteceder o ensino das operações fundamentais, porque é
necessário que o aluno entenda que uma operação surge de uma história
matemática que envolve quantidades. Dessa forma os alunos não terão
dificuldades em entender os enunciados das situações-problemas, cálculos e
estratégias e, especificamente, quais operações vão usar para encontrar a
solução.
Lanche coletivo – Salada de Frutas
1ª Aula –
planejamento em sala de aula
Os
alunos podem trazer de casa a fruta que dispõe (vai um bilhete para a mãe) ou a
professora pode solicitar uma contribuição em dinheiro (valor mínimo e o
máximo) que poderá ser usado na compra das frutas ou somente o leite
condensado.
Especificar as qualidades de frutas necessárias, dois
tipos de frutas: as que tem mais polpa e as que tem mais caldo:
No
dia marcado para trazerem as frutas computar na lousa, e depois transpor para
uma folha de papel, as quantidades de frutas que trouxeram. Sair para comprar o
leite condensado (2 caixas longa-vida)
2ª Aula – Recepção das frutas – Preparação da
Salada
Após
os momentos de preparação (com a participação dos alunos) e degustação da
salada de frutas, convidar os alunos para produzirem um texto (descritivo)
sobre o como foi o lanche coletivo com referências mais gerais que específicas,
lembrando de registrar os tipos de frutas que usaram (como tudo transcorreu e a
apreciação dos alunos sobre estas atividades, finalizando o texto).
Após
a produção e leitura do texto, provocar questões sobre a salada de fruta: quais
frutas não poderiam faltar numa salada de frutas? (anotar as respostas)
solicitar quantidades; quantos mamões nós colocamos? Quantas bananas? Abacaxis?
Laranjas? maçãs? (anotando quantidades das frutas básicas somente), e o leite
condensado, quanto custou cada caixa? O dinheiro foi suficiente? Houve troco? E
assim por diante...
Provocando o Raciocínio Lógico – Preparação para a
estruturação do Texto da Situação-Problema
A partir destes dados, provocar o cálculo mental
sobre questões, usando os dados anotados na lousa, como por exemplo: para fazer
a salada de frutas nós usamos (somente as frutas básicas)- 5 abacaxis, 7
mamões, 6 bananas, 7 maçãs, 10 laranjas , 4 maracujás. Vamos separar as frutas
por espécie:
- As que tem mais polpa (anotar na lousa) 6 mamões, 7 bananas, 7
maças;
- As que tem mais caldo: 5 abacaxis, 10 laranjas, 4 maracujás;
(noções de quantidades)
Havia muito ou pouc0? Todos comeram?
Lembrando que na nossa turma (1º ano A) tem 25
alunos e todos estavam presentes, se a gente fosse convidar o 1º ano B, (nessa
turma também tem 25 alunos,) para a próxima salada de frutas, essa salada daria
para as duas turmas? O que teríamos que fazer? (noção de mais ou menos –
aproveite e fale do “dobro”)
Acham que a salada ficou saborosa? Por quê?
(intervenção: porque colocamos as quantidades certas de cada fruta)
E de todas as frutas, quantas colocamos nesta
salada? É bom guardar a receita. Vocês sabem?
Alguns vão fazer o cálculo mental, outros vão
contar nos dedos, alguns darão a resposta certa, outros errada, e neste momento
os alunos estão prontos para estruturar o texto da situação problema e
perceberem as estratégias e operações fundamentais que podem ser introduzidas,
pois só necessitam da formatação do registro.
Intervenção – Propor uma estratégia
Proponha esta estratégia, (lembrando
que qualquer estratégia que o aluno usar e encontrar a resposta certa deve ser
aceita e respeitada):
Vamos ver primeiro quantas frutas de
polpa usamos?(entregue canudinhos para contarem) Quem não quiser contar nos
dedinhos use os canudinhos:
6 mamões, 7 bananas, 7 maças – Quantas?
20 frutas
Quantas que dão caldo?
5 abacaxis, 10 laranjas, 4 maracujás –
Quantas? 19 frutas
E agora já ficou mais fácil saber o
total de frutas que usamos.
Quantas? Quem descobriu?
39 frutas!
Construção Coletiva do Texto da Situação-Problema
A professora vai motivar a estruturação do texto
matemático:
“Turma, pensando bem sobre nossa sala de frutas tem
algumas coisas que se alguém nos perguntar, como por exemplo, quantas frutas
usamos; quanto gastamos em leite condensado, a gente não vai saber de imediato
responder, vamos então escrever estas história com as quantidades?”
“Para fazer uma salada de frutas precisamos de
frutas com muita polpa e frutas com muito caldo. Os alunos da nossa turma
trouxeram 6 mamões, 7 bananas, 7 maças. Quantas frutas de polpa usamos?”
Lembrar que nessa história tem sempre
quantidades (números) e uma pergunta que a gente quer saber a resposta.
A turma vai responder o total que já
encontraram antes, e professor vai perguntar á vários alunos como fizeram para
encontra essa resposta e vai usar a que conceituar a adição: somar, ajuntar...
seja qual for a palavra usada.
E em seguida formatar o registro
(operação de adição) na lousa como uma alternativa que ajuda a ficar mais fácil
a descobrir a resposta certa.
E daí, a criatividade do professor vai
propor novas questões ligadas às quantidades e valores, envolvendo as
operações, é quando, então, deverá introduzir registro e a formatação das
operações de adição e subtração simples (1º e 2º anos). Quando o aluno vivencia
uma experiência ele jamais esquece.
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